Panorâmica
- Missão: Traduzir a investigação e a inovação no domínio da saúde em benefícios tangíveis para os doentes e a sociedade e assegurar que a Europa permanece na vanguarda da investigação no domínio da saúde interdisciplinar, sustentável e centrada no doente.
- Diretor executivo interino: Hugh Laverty
- Parceiros: A UE (representada pela Comissão Europeia, COCIR (indústrias da imagiologia médica, radioterapia, saúde, TIC e eletromedicina); EFPIA (indústria biofarmacêutica), EuropaBio (indústria das biotecnologias); MedTech Europe (indústria das tecnologias médicas) e Vaccines Europe (indústria das vacinas).
- Criada em: 2021
- Número de efetivos: 55
- Localização: Bruxelas (Bélgica)
- Sítio Web: Empresa Comum ISI
A ciência está a impulsionar novos desenvolvimentos que abrangem amiúde diferentes setores das ciências da vida. Consequentemente, são cada vez mais os doentes que já integram dispositivos médicos, tecnologias digitais e serviços de saúde em linha nos seus cuidados de saúde, paralelamente à toma de medicamentos.
Olhando para o futuro, é óbvio que os novos avanços irão cada vez mais implicar soluções transetoriais, tais como combinações de dispositivos médicos e medicamentos ou diagnósticos de IA. No entanto, verifica-se que, na maioria dos casos, os setores industriais envolvidos na investigação e nos cuidados de saúde (farmacêuticos, digitais, informáticos, dispositivos médicos, diagnósticos, etc.) funcionam isoladamente. Precisamos urgentemente de uma abordagem inovadora e mais integrada da investigação no domínio da saúde e dos cuidados de saúde.
O que faz
A Empresa Comum ISI tem por objetivo:
- transformar a investigação e a inovação no domínio da saúde em benefícios tangíveis para os doentes e a sociedade,
- proporcionar inovações no domínio da saúde seguras e eficazes que abranjam todo o espetro de cuidados de saúde — desde a prevenção até ao diagnóstico e tratamento — sobretudo nos domínios em que haja necessidades de saúde pública não satisfeitas,
- tornar as indústrias da saúde europeias competitivas a nível mundial.
Financia projetos de investigação colaborativos que contem com a participação de todas as partes envolvidas na investigação médica, nomeadamente:
- universidades,
- indústrias relacionadas com a saúde,
- pequenas e médias empresas (PME),
- organizações de doentes,
- entidades reguladoras.
A Empresa Comum ISI baseia-se no êxito e nos ensinamentos retirados da Iniciativa sobre Medicamentos Inovadores, uma parceria entre a UE e a indústria farmacêutica. Esta iniciativa demonstrou que uma abordagem de parceria público-privada produz resultados em domínios em que não há tratamentos seguros e eficazes (por exemplo, demência) e/ou com maior impacto na saúde pública é maior (por exemplo, a diabetes ou a resistência antimicrobiana).
Quem são os beneficiários?
- Doentes: podem influenciar a investigação sobre as doenças de que padecem, podendo a longo prazo beneficiar também, assim como a sociedade em geral, de um acesso mais rápido a medicamentos melhores e mais seguros.
- Investigadores académicos e PME: adquirem conhecimentos e acesso ao financiamento da investigação.
- Empresas de maior dimensão: adquirem conhecimentos e ferramentas para melhorar as suas atividade de investigação e de desenvolvimento.
- Todos os participantes no projeto: tiram partido dos conhecimentos científicos inovadores de outros parceiros e têm a oportunidade de os pôr em prática, aplicando-os em instrumentos e recursos que, em última análise, contribuirão para melhorar os cuidados de saúde.
Informações adicionais
Contacto
- Nome
- Empresa Comum Iniciativa Saúde Inovadora (Empresa Comum ISI)
- Sítio Web
- https://www.ihi.europa.eu/
- Correio eletrónico
- Número de telefone
- +32 2 52 221 81 81
- Endereço postal
- IHI JU, OT 56, 1049 Bruxelles / Brussel, Belgium
- Redes sociais