Quais são os benefícios do euro?
Utilizado diariamente por milhões de europeus, o euro é um símbolo concreto da integração europeia. Esta moeda comum proporciona muitos benefícios para os cidadãos, as empresas e as economias dos países que o utilizam, como:
- permitir que os cidadãos vivam, trabalhem e estudem no estrangeiro mais facilmente,
- tornar mais fácil, mais barato e mais seguro para as empresas comprar e vender na área do euro e realizar trocas comerciais com o resto do mundo,
- manter os preços estáveis, melhorar a estabilidade económica e o crescimento,
- integrar melhor os mercados financeiros e torná-los, assim, mais eficientes,
- garantir uma maior influência na economia mundial.
Muitos destes benefícios estão inter-relacionados. A estabilidade económica permite aos governos planear o futuro, oferece maior segurança às empresas e incentiva o investimento. Estes fatores, por sua vez, apoiam a criação do emprego e melhoram a qualidade dos empregos.
Como é que o euro cria estes benefícios?
O euro eliminou os custos das flutuações das taxas de câmbio na área do euro. Tal protege os consumidores e as empresas da área do euro de uma volatilidade monetária onerosa. No passado, essas oscilações enfraqueceram muitas vezes a confiança, desencorajaram o investimento e causaram instabilidade económica. Antes da introdução do euro, a necessidade de realizar operações de câmbio implicava riscos, custos adicionais e uma falta de transparência nas transações entre os países. Uma moeda única eliminou estes obstáculos, tornando o comércio e o investimento na área do euro mais fáceis, mais baratos e mais fiáveis.
Ao facilitar a comparação de preços, o euro incentiva o comércio e o investimento entre os países. Além disso, ajuda os consumidores e as empresas a encontrarem os melhores preços.
Benefícios à escala mundial
A importância da moeda única e a dimensão da área do euro criam novas oportunidades na economia mundial. Uma moeda única torna a área do euro mais atrativa para os operadores económicos de países terceiros, fomentando assim o comércio e o investimento.
Uma gestão económica prudente torna o euro uma moeda de reserva interessante para os países terceiros e confere à área do euro um maior peso na economia mundial. O euro é a segunda moeda mais importante do mundo.
Além disso, a estabilidade do euro faz com que empresas de todo o mundo que realizam trocas comerciais com a Europa aceitem os preços expressos em euros, o que permite que as empresas europeias não tenham de suportar os custos associados às variações das taxas de câmbio e ao custo da conversão do euro noutras moedas.
A dimensão e uma gestão cuidadosa da área do euro contribuem igualmente para a sua estabilidade económica, tornando-a mais resiliente a choques económicos externos, ou seja, às mudanças económicas repentinas que possam surgir fora da área do euro e perturbar as economias nacionais, como as subidas do preço do petróleo ou a volatilidade nos mercados cambiais a nível mundial. A dimensão e a robustez da área euro permitem-lhe absorver estes choques externos de forma mais eficaz, ajudando a preservar o emprego e o crescimento.
Tirar partido dos benefícios
A economia da área do euro beneficia de uma gestão prudente. As regras económicas e orçamentais da UE, incluindo o Pacto de Estabilidade e Crescimento, uma componente central da União Económica e Monetária, promovem a estabilidade e o crescimento económicos.
Além disso, o euro maximiza os benefícios do mercado único, da política comercial e da cooperação política. Como tal, faz parte integrante das estruturas económicas, sociais e políticas da União Europeia atual.
Esta página foi atualizada pela última vez em 12 janeiro 2026


