Ir para o conteúdo principal

Declaração de acessibilidade

Esta declaração aplica-se aos conteúdos publicados no domínio: «https://european-union.europa.eu/index_pt»

Não é aplicável a outros conteúdos ou sítios Web publicados em qualquer dos seus subdomínios. Esses sítios Web e respetivos conteúdos terão a sua própria declaração de acessibilidade específica.

O presente sítio Web é gerido pela Comissão Europeia em nome de todas as instituições da União Europeia, sob a supervisão do Comité Interinstitucional para a Comunicação em Linha (IOCC) e foi concebido para ser utilizado pelo maior número possível de pessoas, incluindo as pessoas com deficiência.

Os utilizadores devem poder:

  • ampliar a imagem até 200 % sem dificuldade,
  • navegar na maior parte do sítio Web utilizando apenas um teclado,
  • navegar na maior parte do sítio Web utilizando um leitor de ecrã moderno e software de reconhecimento de voz (no seu computador ou telefone).

Este sítio Web foi desenvolvido em conformidade com a norma técnica para sítios Web e aplicações móveis EN 301 549, versão 3.2.1, que é equivalente ao nível «AA» das diretrizes sobre a acessibilidade dos conteúdos Web (Web Content Accessibility Guidelines – WCAG), versão 2.1.

Estado de conformidade

Este sítio Web está parcialmente em conformidade com a norma técnica EN 301 549, versão 3.2.1 e com as diretrizes sobre a acessibilidade dos conteúdos Web (Web Content Accessibility Guidelines – WCAG), versão 2.1, nível AA. Para mais informações, ver «Conteúdos não acessíveis».

O sítio Web foi testado, pela última vez, em 10 de março de 2023.

Elaboração da presente declaração

A presente declaração foi elaborada em 8 de dezembro de 2023.

Baseia-se na análise de uma amostra representativa de páginas Web, realizada por um perito em matéria de acessibilidade certificado pela IAAP, utilizando uma combinação de testes manuais e automatizados.

Comentários

Agradecemos que nos envie os seus comentários sobre a acessibilidade do sítio Web da União Europeia. Contacte-nos se encontrar obstáculos relacionados com a acessibilidade:

  • Telefone: 00 800 6 7 8 9 10 11
  • Formulário de contacto: Escreva-nos (não forneça informações sensíveis no formulário como, por exemplo, informações suscetíveis de revelar dados pessoais de caráter financeiro ou informações relacionadas com a sua saúde ou com qualquer outro tema sensível).

Procuraremos responder-lhe no prazo de 15 dias úteis, a partir da data de receção da sua mensagem pelo serviço competente da Comissão.

Compatibilidade com navegadores e tecnologias de apoio

O sítio Web da União Europeia foi concebido para ser compatível com as seguintes tecnologias de apoio:

  • as versões mais recentes dos programas de navegação Microsoft Edge, Google Chrome, Mozilla Firefox e Apple Safari,
  • combinadas com as versões mais recentes das tecnologias NVDA, VoiceOver e TalkBack.

Especificações técnicas

A acessibilidade do sítio Web da União Europeia depende das seguintes tecnologias para funcionar com a combinação específica de programa de navegação Web e quaisquer tecnologias de apoio ou módulos (plug-ins) instalados no seu computador:

  • HTML
  • WAI-ARIA
  • CSS
  • JavaScript

Conteúdos não acessíveis

Apesar dos nossos esforços para assegurar a acessibilidade do sítio Web da União Europeia, estamos cientes de algumas limitações, que estamos a tentar corrigir. Segue-se uma descrição das limitações conhecidas e das possíveis soluções. Contacte-nos se detetar um problema não identificado em baixo.

Limitações conhecidas do sítio Web da União Europeia:

  1. Legendas dos vídeos: alguns dos nossos vídeos não têm legendas. Estamos a trabalhar continuamente para acrescentar legendas a mais vídeos.
  2. Leitor de vídeo – acessibilidade do teclado: estamos cientes de que existem alguns problemas com a acessibilidade do teclado do nosso leitor de vídeo [ao selecionar a língua das legendas através do menu, não é possível utilizar as setas para percorrer as línguas; para tal, é necessário utilizar a tecla de tabulação (TAB)].
  3. Hierarquia dos cabeçalhos: alguns cabeçalhos não seguem a hierarquia correta, o que pode causar problemas aos utilizadores de leitores de ecrã. Pretendemos resolver isto ao longo de 2024.
  4. CAPTCHA deslizante: É importante notar que o CAPTCHA deslizante não é acessível aos utilizadores surdos-cegos.