Skip to main content

Declaração de acessibilidade

Esta declaração aplica-se aos conteúdos publicados no domínio: https://european-union.europa.eu/index_pt

Não é aplicável a outros conteúdos ou sítios Web publicados em qualquer dos seus subdomínios, para os quais existirá uma declaração de acessibilidade específica.

O presente sítio Web é gerido pela Comissão Europeia em nome de todas as instituições da União Europeia, sob a supervisão do Comité Interinstitucional para a Comunicação em Linha (IOCC) e foi concebido para ser utilizado pelo maior número possível de pessoas, incluindo as pessoas com deficiência.

Os utilizadores devem poder:

  • ampliar o tamanho até 200 % sem problemas
  • navegar na maior parte do sítio Web utilizando apenas um teclado
  • navegar na maior parte do sítio Web utilizando um leitor de ecrã moderno e software de reconhecimento de voz (no seu computador ou telefone)

O presente sítio Web foi elaborado de acordo com a norma técnica aplicável aos sítios Web e às aplicações móveis EN 301 549, versão 3.1.2, que é equivalente ao nível «AA» das diretrizes sobre a acessibilidade dos conteúdos Web (Web Content Accessibility Guidelines - WCAG), versão 2.1.

Estado de conformidade

O presente sítio Web está parcialmente em conformidade com a norma técnica EN 301 549, versão 3.2.1 e com as diretrizes sobre a acessibilidade dos conteúdos Web (Web Content Accessibility Guidelines - WCAG), versão 2.1, nível «AA». Para mais informações, ver «Conteúdos não acessíveis».

O sítio Web foi testado pela última vez em 22 de setembro de 2021.

Elaboração da declaração

A presente declaração foi elaborada em 8 de julho de 2022.

A declaração baseia-se na análise de uma amostra representativa de páginas Web, realizada por um perito em matéria de acessibilidade certificado pela IAAP, utilizando uma combinação de testes manuais e automatizados.

Comentários

Agradecemos que nos envie os seus comentários sobre a acessibilidade do sítio Web da União Europeia. Queira informar-nos se encontrar obstáculos em matéria de acessibilidade, contactando-nos através dos seguintes meios:

  • Telefone: 00 800 6 7 8 9 10 11
  • Formulário de contacto: Escreva-nos (não forneça informações sensíveis no formulário como, por exemplo, informações suscetíveis de revelar dados pessoais de caráter financeiro ou informações relacionadas com a sua saúde ou com qualquer outro tema sensível).

Procuraremos responder aos comentários no prazo de 15 dias úteis a contar da data de receção do pedido pelo serviço competente da Comissão.

Compatibilidade com navegadores e tecnologias de apoio

O sítio Web da União Europeia foi concebido para ser compatível com as seguintes tecnologias de apoio:

  • a versão mais recente dos programas de navegação Microsoft Edge, Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari e Brave,
  • em combinação com as versões mais recentes dos leitores de ecrã JAWS, NVDA, VoiceOver e TalkBack.

Especificações técnicas

A acessibilidade do sítio Web da União Europeia depende das seguintes tecnologias para funcionar com a combinação específica de programa de navegação Web e quaisquer tecnologias de apoio ou módulos (plug-ins) instalados no seu computador:

  • HTML
  • WAI-ARIA
  • CSS
  • JavaScript

Conteúdo não acessível

Apesar dos nossos esforços para assegurar a acessibilidade do sítio Web da União Europeia, estamos cientes de algumas limitações, que procuramos corrigir. Segue-se uma descrição das limitações conhecidas e das soluções possíveis. Queira contactar-nos se detetar um problema que não esteja enumerado abaixo.

Limitações conhecidas do sítio Web da União Europeia:

  1. Legendas dos vídeos: Alguns dos nossos vídeos não têm legendas. Tencionamos resolver esta questão até ao final de março de 2023.
  2. Leitor de vídeoacessibilidade por teclado: Estamos conscientes de algumas questões relacionadas com a acessibilidade por teclado do nosso leitor de vídeo (a ordem de navegação ao percorrer as opções do menu com a tecla de tabulação não segue a ordem esperada e, ao selecionar a língua das legendas através do menu, não é possível utilizar as setas para percorrer as línguas, o que só é possível através da tecla de tabulação). Tencionamos resolver estas questões até ao final de março de 2023.
  3. Mapas interativos: Os mapas interativos não são acessíveis às pessoas com deficiência visual ou aos utilizadores que recorrem à navegação por teclado. Tencionamos resolver esta questão até ao final de março de 2023.
  4. Infografias: Algumas das infografias no nosso sítio Web (como a infografia sobre o simbolismo da bandeira da UE) não têm texto alternativo, ou este texto não é suficiente para as pessoas com deficiência visual. Tencionamos resolver esta questão até ao final de março de 2023.
  5. Partilhar: Os utilizadores deste sítio podem clicar duas vezes no interior de um artigo para o partilharem rapidamente por correio eletrónico ou através do Twitter. Estamos conscientes de que esta funcionalidade não está disponível para os utilizadores do teclado ou para os utilizadores de leitores de ecrã. Tencionamos resolver esta questão até ao final de março de 2023.
  6. Mapas: Alguns conteúdos dos mapas não têm texto alternativo para as pessoas com deficiência visual. Tencionamos resolver esta questão até ao final de março de 2023.
  7. Gráficos: Os gráficos e diagramas deste sítio não são totalmente acessíveis aos utilizadores de leitores de ecrã, uma vez que não contêm textos alternativos adequados. Tencionamos resolver esta questão até ao final de março de 2023.