Skip to main content

Financiamento, subvenções e subsídios da União Europeia

Que tipos de financiamento estão disponíveis?

A UE financia muitos projetos e programas. Aplica regras estritas para controlar com rigor a forma como os fundos são utilizados, garantindo que o dinheiro é despendido de forma transparente e responsável.

O financiamento da UE assume múltiplas formas:

  • subvenções — financiadas parcialmente pela UE e parcialmente por outras fontes no seguimento de anúncios públicos de convites à apresentação de propostas,
  • subvenções geridas pelas autoridades nacionais e regionais,
  • empréstimos, garantias e capitais próprios para apoiar as políticas e os programas da UE,
  • prémios para os vencedores dos concursos Horizonte 2020.

Gestão dos fundos da UE

Financiamento direto

Financiamento gerido pela UE geralmente sob a forma de subvenções destinadas a projetos específicos relacionados com as políticas da UE. As candidaturas a este tipo de financiamento fazem-se respondendo a convites à apresentação de propostas.

Processo de candidatura a um financiamento direto

Saiba quem recebeu financiamento direto da UE no seu país

Gestão partilhada

Um sistema de financiamento gerido em parceria com as autoridades nacionais e regionais, que representa cerca de 80 % do orçamento da UE. Há cinco fundos principais utilizados para este efeito no âmbito dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento:

Financiamento indireto

Subvenções geridas pelas autoridades nacionais e regionais. As candidaturas a este tipo de financiamento (subsídio) são feitas a nível nacional.

Ver todas as oportunidades de financiamento aberto