Ir para o conteúdo principal

Apoio da UE à Ucrânia

Estas informações estão igualmente disponíveis em: Ukrainian | українська | Russian | русский

Em 24 de fevereiro de 2022, as forças armadas russas lançaram uma invasão da Ucrânia em grande escala. 

A UE reagiu rapida e decisivamente contra a agressão da Rússia, adotando medidas restritivas que estão a ter graves consequências para este país.

A UE reforçou o seu apoio político, humanitário, militar e financeiro a favor da economia, da sociedade e da futura reconstrução da Ucrânia.

Em destaque

Female ukrainian army soldier runs and waves flag of Ukraine at sunset

A UE está unida no seu apoio inabalável à Ucrânia face à guerra de agressão da Rússia e às tentativas ilegais para anexar o território ucraniano. Passaram dois anos desde o início da resistência e desde que a Ucrânia foi forçada a defender os seus, e os nossos, valores e liberdades. A coragem do povo ucraniano surpreendeu o mundo. Mantemos a convicção inabalável de que a Ucrânia prevalecerá, com a Europa ao seu lado, enquanto for preciso.

A solidariedade da UE em ação

A UE está unida e determinada no seu apoio à Ucrânia. Condena firmemente a agressão militar não provocada e injustificada da Rússia.

Desde a invasão da Rússia, o apoio económico, humanitário e militar da UE à Ucrânia ascendeu a mais de 88 mil milhões de EUR.

Para mais informações sobre as ações da UE durante este período, consulte as páginas Web e os recursos específicos publicados pelas instituições e pelos órgãos e agências da UE:

European Central Bank

Resposta à invasão da Ucrânia, incluindo a política monetária, a aplicação de sanções e as medidas tomadas para garantir a estabilidade financeira

Logo of European Union Agency for Criminal Justice Cooperation (Eurojust)

Papel da Eurojust nos processos judiciais relacionados com a guerra na Ucrânia

Europol logo

Solidariedade da Europol com a Ucrânia

Sanções da UE contra a Rússia

A UE impôs várias sanções contra pessoas singulares e coletivas. Estas medidas destinam-se a enfraquecer a base económica da Rússia, privando-a de tecnologias e mercados críticos e reduzindo significativamente a sua capacidade bélica.

Para não afetar o abastecimento alimentar, as sanções da UE não bloqueiam a exportação de produtos alimentares e agrícolas, nem as transações conexas: qualquer pessoa pode comprar e transportar alimentos e fertilizantes provenientes da Rússia

Sanções da UE contra a Rússia (Conselho Europeu)

Sanções da UE contra a Rússia (Comissão Europeia)

Combater a desinformação

A guerra de agressão da Rússia na Ucrânia tem sido acompanhada por uma vaga de informações falsas e enganosas sobre a Ucrânia. A base de dados EUvsDisinfo identificou mais de 5 000 casos individuais de desinformação contra a Ucrânia.

Luta contra a desinformação (base de dados EUvsDisinfo)

Reconstrução da Ucrânia

Será necessário um importante esforço financeiro à escala mundial para reconstruir a Ucrânia quando a guerra terminar. A UE já está a contribuir substancialmente para reforçar a atual resiliência do país e criou também um novo Mecanismo para a Ucrânia — um instrumento específico para garantir à Ucrânia um apoio estável e previsível até 50 mil milhões de EUR no período 2024-2027.

Reconstrução da Ucrânia (Conselho Europeu)

Mecanismo para a Ucrânia (Comissão Europeia)