Skip to main content

Países que usam o euro

O euro é o símbolo mais tangível da integração europeia: cerca de 341 milhões de pessoas usam-no todos os dias, o que o torna a segunda moeda mais utilizada em todo o mundo. As suas vantagens são óbvias para qualquer pessoa que viaje para o estrangeiro ou faça compras pela Internet através de sítios Web estabelecidos noutro país da UE.

Países da UE que utilizam o euro

Atualmente, o euro (€) é a moeda oficial de 20 dos 27 países da UE, que juntos constituem a zona euro, denominada oficialmente «área do euro».

Como aderir à área do euro

Para poderem aderir à área do euro, os países da UE devem cumprir os chamados «critérios de convergência».

Estas condições económicas e jurídicas vinculativas estão consagradas no Tratado de Maastricht de 1992, sendo também conhecidas como «critérios de Maastricht». Assim que cumprirem esses critérios, todos os Estados-Membros da UE, com exceção da Dinamarca, são obrigados a adotar o euro e a aderir à área do euro.

O Tratado não define um calendário para a adesão à área do euro, mas deixa aos países a responsabilidade de desenvolverem as suas próprias estratégias para satisfazer as condições de adoção do euro.

A Comissão Europeia e o Banco Central Europeu decidem em conjunto se um país candidato à área do euro reúne as condições para poder adotar o euro. Depois de avaliarem os progressos realizados em relação aos critérios de convergência, estas instituições publicam as suas conclusões em relatórios que devem ser ratificados pelo Conselho ECOFIN, em consulta com o Parlamento e os Chefes de Estado. Em caso de parecer favorável, o processo de adoção do euro pode começar.