Ir para o conteúdo principal

Síntese

Sistema político

A Itália é uma república parlamentar e o primeiro-ministro é o chefe de governo. O presidente, que é o chefe de Estado, nomeia o primeiro-ministro. O Parlamento é constituído por duas câmaras: a Câmara dos Deputados e o Senado da República. O país está dividido em 20 regiões. Destas, cinco têm um estatuto especial de autonomia, que lhes permite adotar legislação sobre algumas questões de caráter local.

Comércio e economia

O PIB per capita da Itália, de 36 600 EUR, está muito próximo da média da UE (37 600 EUR). Representa 12,2 % do PIB total da UE.

(Fonte: Eurostat - dados relativos ao PIB per capita e ao PIB)

(Fonte: Eurostat - dados relativos às exportações e importações)

A Itália na UE

Orçamento e financiamento

Com quanto contribui a Itália e quanto recebe da UE?

O orçamento da UE permite garantir que a Europa continua a ser uma força democrática, pacífica, próspera e competitiva. A UE utiliza-o para financiar as suas prioridades e grandes projetos que a maioria dos países da UE não poderia financiar isoladamente.

Os benefícios decorrentes da adesão à UE superam significativamente a dimensão das contribuições para o orçamento da UE e há muitos exemplos disso. Todos os Estados-Membros beneficiam de fazer parte do mercado único, de uma abordagem partilhada dos desafios comuns da migração, do terrorismo e das alterações climáticas e de ganhos concretos, como melhores infraestruturas de transportes, serviços públicos modernizados e digitalizados e tratamentos médicos de ponta.

A contribuição de cada país da UE para o orçamento da UE é calculada de forma equitativa. Quanto maior for a economia do país, maior é a sua contribuição e vice-versa.

O orçamento da UE não se destina a dar e receber – trata-se de contribuir coletivamente para fazer da Europa e do mundo um lugar melhor para todos nós.

Despesas e receitas do orçamento da UE por país e por ano

Projetos financiados pela UE na Itália

Os fundos do orçamento da UE contribuem para financiar programas e projetos em todos os países da UE – por exemplo, para construir estradas, subsidiar a investigação e proteger o ambiente.

Saiba mais sobre a forma como a Itália beneficia do financiamento da UE e dos fundos de recuperação no seu país ou na sua região.