As eleições europeias de 2024 tiveram lugar de quinta feira a domingo, de 6 a 9 de junho de 2024.
Milhões de pessoas em toda a UE votaram para escolher quem as representará no Parlamento Europeu, a único assembleia transnacional do mundo eleita por sufrágio direto.
O que acontece após as eleições
Nas semanas e nos meses que se seguem às eleições, os eurodeputados recém-eleitos elegem a sua nova liderança e retomam os trabalhos sobre a legislação que não foi concluída durante a legislatura de 2019-2024.
Além disso, os eurodeputados votam para eleger o novo Presidente da Comissão Europeia, proposto pelos dirigentes dos países da UE, e aprovam o colégio de comissários. A nova Comissão Europeia é então nomeada pelo Conselho Europeu.
Ver os resultados das eleições europeias de 2024 e os resultados das eleições anteriores.
Eleições e nomeações para as instituições da UE
Saiba mais sobre o que acontece após as eleições
O que o seu voto decide
As eleições europeias realizam-se de cinco em cinco anos para eleger os eurodeputados. Estes representantes representam os seus interesses e podem definir a nova legislação da UE e decidir sobre ela. Votam igualmente novos acordos comerciais, examinam as instituições da UE e a forma como o dinheiro dos contribuintes é gasto.
Informe-se sobre os fundos da UE na sua região e como a UE melhora a sua vida quotidiana
Progressos alcançados desde 2019 no que diz respeito às principais prioridades da UE
Os dirigentes da UE debatem e chegam a acordo sobre a orientação e os objetivos da UE para os próximos cinco anos.
Por que razão votar é importante
O Parlamento Europeu organizou uma campanha de informação pública intitulada «utilize o seu voto ou serão os outros a decidir por si» para incentivar as pessoas a votar.
Na União Europeia, nos tempos que correm, a democracia pode parecer óbvia. Porém, nem sempre foi esse o caso. A democracia é um bem precioso, que nos foi transmitido pelas gerações anteriores.
Cabe-nos agora a nós preservá-la, reforçá-la e transmiti-la às futuras gerações. A forma mais eficaz de o fazer é votando - porque quanto mais pessoas votarem, mais forte a democracia se tornará.