
A bandeira da União Europeia festejou 40 anos no dia 4 de junho. As suas 12 estrelas douradas sobre um fundo azul são imediatamente reconhecíveis, sendo sinónimo do projeto europeu que une todos os europeus. Com o tempo, tornou-se também um símbolo dos ideais da UE, de unidade, solidariedade e harmonia entre os povos da Europa.
A bandeira foi utilizada pela primeira vez como a bandeira do Conselho da Europa em 1955. Após a Segunda Guerra Mundial, o Conselho da Europa queria uma bandeira fosse um símbolo da Europa com o qual os seus habitantes se pudessem identificar. Foi selecionado o desenho que melhor representava a neutralidade, a intemporalidade e a simplicidade.
Contrariamente a uma conceção errónea comum, o número 12 não significa o número de países da UE na nossa União, constituindo sim um símbolo de perfeição e estabilidade. O círculo simboliza a união. O facto de esse número permanecer inalterado significa que também a bandeira permanece inalterada, independentemente do crescimento da União Europeia.
Em 1983, o Parlamento Europeu adotou a bandeira tal como foi concebida pelo Conselho da Europa e recomendou que esta se tornasse o emblema das Comunidades Europeias. O Conselho Europeu deu a sua aprovação em junho de 1985. As Comunidades Europeias evoluíram para a União Europeia tal como hoje a conhecemos.
A bandeira tornou-se um símbolo importante para além das fronteiras da UE, um ponto de referência para as pessoas que lutam pelos seus direitos. Em defesa da liberdade e da democracia, da dignidade e da igualdade, do Estado de direito e dos direitos humanos, da paz e da segurança. Cerca de 70 anos após a sua criação, a bandeira da UE não só representa os ideais da UE, como se tornou um símbolo de esperança.
Para mais informações
Bandeira europeia hasteada desde 1985
Informação detalhada
- Data de publicação
- 27 de junho de 2025
- Autor/Autora
- Direção-Geral da Comunicação