Skip to main content

Os Anos Europeus

O que é um Ano Europeu?

Trata-se de uma campanha de sensibilização sobre um tema específico para estimular o debate e o diálogo nos países da UE e entre estes. Chama a atenção dos governos nacionais para um tema específico e visa tanto informar como fazer evoluir as mentalidades.

A Comissão Europeia propõe um tema para o Ano Europeu, que posteriormente é adotado pelo Parlamento Europeu e pelos governos nacionais. Embora os Anos Europeus tenham quase 40 anos de existência, não são necessariamente comemorados todos os anos.

Por que motivo os Anos Europeus são úteis?

No caso de vários Anos Europeus, são concedidos financiamentos suplementares a projetos locais, nacionais e transnacionais relacionados com o tema em questão.

O Ano Europeu constitui igualmente um sinal político forte, por parte das instituições europeias e dos governos dos países da UE, de que o tema será tido em conta na definição das futuras políticas. Em alguns casos, a Comissão Europeia pode inclusivamente propor nova legislação sobre o tema.

Quais são os temas?

O primeiro Ano Europeu foi organizado em 1983. Vejamos alguns exemplos recentes, incluindo o tema deste ano:

2022 - Ano Europeu da Juventude

Ao longo de 2022, serão proporcionadas aos jovens europeus muitas oportunidades de participar em atividades de aprendizagem e participação cívica, travar novos conhecimentos, descobrir outras culturas, melhorar as perspetivas de emprego, partilhar ideias e muitas outras atividades. 

2021 - Ano Europeu do Transporte Ferroviário

Eventos e iniciativas que visam promover o transporte ferroviário como modo de transporte sustentável, inovador e seguro e destacar as suas vantagens para as pessoas, a economia e o clima.

2018Ano Europeu do Património Cultural

Foram organizados 23 mil eventos em toda a Europa para sensibilizar a opinião pública para o património cultural europeu enquanto recurso, para o proteger e para garantir a sua sustentabilidade no futuro.

2015Ano Europeu do Desenvolvimento

Saiba mais como a UE informou os europeus sobre a cooperação para o desenvolvimento, encorajando-os a participar em atividades nesta área, e como mostrou de que forma estas atividades tanto beneficiam os europeus como o resto do mundo.

2013-2014Ano Europeu dos Cidadãos

O diálogo com os cidadãos foi um resultado importante deste Ano Europeu, que teve como objetivo incentivar os cidadãos a contribuir para a construção de uma UE mais forte e mais política.