Ir para o conteúdo principal

Prioridades da União Europeia 2019-2024

1 of 1

Objetivo

Na sequência das eleições europeias de maio de 2019, a UE definiu várias prioridades que configuram a agenda política até 2024. Estas prioridades vêm dar resposta aos principais desafios com que se deparam a UE e os cidadãos da UE.

São o fruto do diálogo entre os dirigentes da UE, os ministros nacionais, as instituições da UE e os grupos políticos eleitos para o Parlamento Europeu. Em junho de 2019, os dirigentes da UE definiram as suas prioridades na agenda estratégica da UE para 2019-2024. Esta agenda serve de inspiração para as prioridades políticas da Comissão Europeia, que a elabora antes do início do seu mandato de cinco anos.

Agenda estratégica da UE para 2019-2024

O Conselho Europeu definiu quatro domínios prioritários na sua agenda estratégica para 2019-2024 destinada a orientar o trabalho das instituições da UE ao longo destes cinco anos. Estes domínios procuram dar resposta aos desafios e oportunidades suscitados pela atual situação mundial. Ao centrar-se nesses domínios, a UE pode reforçar o seu papel no ambiente conturbado que hoje se vive.

A agenda estratégica identifica igualmente a forma de concretizar as prioridades.

As 4 prioridades

Proteger os cidadãos e as liberdades

Garantir o controlo eficaz das fronteiras externas da UE e prosseguir uma política de migração abrangente. Lutar contra o terrorismo e a criminalidade transfronteiras/em linha, bem como reforçar a resiliência da UE contra as catástrofes naturais e de origem humana.

Desenvolver uma base económica forte e dinâmica

Construir uma economia resiliente mediante o aprofundamento da União Económica e Monetária para garantir que a Europa está mais bem preparada para enfrentar os choques futuros, completar a união bancária e a união dos mercados de capitais, reforçar o papel internacional do euro, investir nas competências e na educação, apoiar as empresas europeias, abraçar a transformação digital e fomentar uma política industrial sólida.

Construir uma Europa com impacto neutro no clima, verde, justa e social

Investir em iniciativas ecológicas destinadas a melhorar a qualidade do ar e da água, a promover a agricultura sustentável e a preservar os sistemas ambientais e a biodiversidade. Criar uma economia circular eficaz (em que os produtos são concebidos para serem mais duradouros, reutilizáveis, reparáveis, recicláveis e energeticamente eficientes) e um mercado da energia da UE que funcione corretamente e proporcione energia sustentável, segura e a preços acessíveis. Alcançar uma transição mais rápida para as energias renováveis e a eficiência energética, reduzindo simultaneamente a dependência da UE em relação a fontes de energia externas. Concretizar o Pilar Europeu dos Direitos Sociais.

Promover os interesses e valores europeus na cena mundial

Construir uma política externa sólida baseada numa política de vizinhança ambiciosa com 16 dos seus vizinhos mais próximos, quer orientais quer meridionais, e uma parceria abrangente com África. Promover a paz, a estabilidade, a democracia e os direitos humanos a nível mundial. Garantir uma política comercial robusta, em consonância com o multilateralismo e a ordem internacional assente em regras internacionais. Assumir maiores responsabilidades em matéria de segurança e defesa, em estreita cooperação com a NATO.

Uma Nova Agenda Estratégica para 2019-2024

Prioridades da Comissão para 2019-2024

A Presidente da Comissão definiu seis prioridades políticas para o seu atual mandato de cinco anos. Estas prioridades decorrem do programa estratégico do Conselho e o resultado de debates com os grupos políticos do Parlamento Europeu.

As 6 prioridades

Pacto Ecológico Europeu

Transformar a UE numa economia moderna, eficiente em termos de recursos e competitiva, preservando simultaneamente o ambiente natural da Europa, combatendo as alterações climáticas e tornando a Europa carbonicamente neutra e eficiente na utilização dos recursos até 2050.

Preparar a Europa para a era digital

Aderir à transformação digital através do investimento nas empresas, na investigação e na inovação, reformar a proteção de dados, capacitar as pessoas com as competências necessárias para uma nova geração de tecnologias e conceber regras de compatibilização.

Uma economia ao serviço das pessoas

Reforçar a economia da UE, assegurar simultaneamente postos de trabalho e reduzir as desigualdades, apoiar as empresas, aprofundar a União Económica e Monetária e concluir a união bancária e a união dos mercados de capitais.

Uma Europa mais forte no mundo

Reforçar a voz da UE na cena mundial, melhorando a sua posição global enquanto defensora de relações comerciais robustas, abertas e justas, do multilateralismo e de uma ordem mundial assente em regras. Promover as relações com os países vizinhos e parceiros, bem como reforçar da UE para gerir crises com base nas capacidades civis e militares.

Promoção do modo de vida europeu

Defender os direitos fundamentais e o Estado de direito enquanto bastião da igualdade, da tolerância e da justiça social. Enfrentar os riscos de segurança, proteger e capacitar os consumidores, bem como desenvolver um sistema de migração legal e segura e, ao mesmo tempo, gerir eficazmente as fronteiras externas da UE, modernizar o sistema de asilo da UE e cooperar estreitamente com os países parceiros.

Um novo impulso para a democracia europeia

Consolidar os processos democráticos da Europa através do aprofundamento das relações com o Parlamento Europeu e os parlamentos nacionais, proteger a democracia da UE de interferências externas, garantir a transparência e a integridade ao longo do processo legislativo, bem como colaborar mais amplamente com os europeus na definição do futuro da UE.

Realizações da Comissão desde 2019

Prioridades da Comissão

Ações da Comissão por tema

Uma nova agenda estratégica para a UE para 2024-2029

Os dirigentes da UE estão a debater coletivamente o rumo e os objetivos da UE para os próximos cinco anos, até 2029. A nova agenda estratégica deverá ser adotada em junho de 2024.

Agenda estratégica da UE para 2024-2029