Skip to main content
European Union
Agência da política externa e de segurança comum

Agência Europeia de Defesa (AED)

European Defence Agency - Logo

Em síntese

  • Missão: A AED apoia projetos de cooperação europeia no domínio da defesa e proporciona um espaço de diálogo aos ministérios da defesa europeus.
  • Diretor executivo: Jiří Šedivý
  • Membros: 26 Estados-Membros da UE (a Dinamarca não é membro)
  • Criada em: 2004
  • Número de efetivos: 140
  • Sede: Bruxelas (Bélgica)
  • Sítio Web: AED

A Agência Europeia de Defesa (AED) foi criada em 2004 e tem por missão ajudar os seus 26 membros (todos os países da UE menos a Dinamarca) a desenvolver os respetivos recursos militares.

A agência promove a colaboração, lança novas iniciativas e propõe soluções para melhorar as capacidades de defesa. Além disso, ajuda os países interessados a desenvolverem capacidades de defesa conjuntas.

A AED tem um papel determinante ao facilitar o desenvolvimento das capacidades em que assenta a Política Comum de Segurança e Defesa (PCSD).

Com sede em Bruxelas, a AED tem cerca de 140 efetivos e é dirigida por Josep Borrell, Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança e Vice-Presidente da Comissão Europeia.

O que faz

A AED apoia os esforços dos seus 26 membros – todos os países da UE menos a Dinamarca – para melhorarem as respetivas capacidades de defesa através da cooperação a nível europeu.

Tem um papel de catalisadora e facilitadora para os Ministérios da Defesa interessados em projetos de colaboração em matéria de capacidades de defesa.

A agência funciona como um centro de cooperação europeia no domínio da defesa. O conhecimento especializado de que dispõe e as redes a que está associada permitem-lhe cobrir um amplo espetro de atividades de defesa, nas quais se incluem:

  • a harmonização dos requisitos para a disponibilização de capacidades operacionais,
  • investigação e inovação para desenvolver demonstradores tecnológicos,
  • formação e exercícios para apoiar operações no âmbito da Política Comum de Segurança e Defesa.

A AED também desenvolve esforços no sentido de reforçar a indústria de defesa europeia e desempenha um papel de facilitadora e intermediária entre intervenientes militares dos Estados-Membros e as políticas da UE com impacto na defesa.

Em maio de 2017, os Estados-Membros chegaram a acordo quanto ao reforço da missão da agência, tornando-a, nomeadamente, o operador central para as atividades relacionadas com a defesa financiadas pela UE.

Beneficiários

Os Estados-Membros da UE (UE-27, com exceção da Dinamarca) beneficiam da abordagem flexível da agência, que lhes permite decidir o seu modo de participação em função das suas necessidades de defesa nacionais.

A AED ajuda os Ministérios da Defesa europeus a colmatar lacunas de capacidades de defesa e de formação.

A AED também tem acordos com alguns países que não fazem parte da UE (Noruega, Sérvia, Suíça e Ucrânia).

Contacto

Nome
Agência Europeia de Defesa (AED)
Sítio Web
https://www.eda.europa.eu/
Número de telefone
+32 2 504 28 00
N.º de fax
+32 2 504 28 15
Endereço postal
Rue des Drapiers/Lakenweversstraat 17-23, 1050 Bruxelas, Belgium
Redes sociais