A jornalista e política Louise Weiss foi uma voz influente em França e não só desde a década de 1920. Consagrou a sua vida à promoção da paz, primeiro com o seu trabalho em vários jornais e, em seguida, graças ao seu empenho na causa do direito de voto para as mulheres. Durante a Segunda Guerra Mundial, ajudou a salvar milhares de crianças judias dos nazis e juntou-se à resistência francesa.
Vida e época
Após a guerra, Louise Weiss viajou por todo o mundo e escreveu vários artigos para grandes revistas e jornais franceses sobre o papel de liderança que o Ocidente e, em particular, a Europa, podiam desempenhar na promoção dos valores democráticos em todo o mundo.
Em 1971, criou a Fundação Louise Weiss, que atribui um prémio anual à pessoa ou instituição que mais tenha contribuído para o avanço da «ciência da paz».
Uma visão para a Europa
Weiss candidatou-se com êxito às eleições para o Parlamento Europeu em 1979. No seu discurso inaugural no Parlamento, exortou todos os europeus a unirem-se com base na sua cultura comum e não apenas em interesses económicos partilhados.
Louise Weiss discursa no Parlamento Europeu.
Publicações
Mais informações sobre a vida, o trabalho e a contribuição de Louise Weiss para o projeto europeu