Em síntese
- Funções: financiamento de projetos que contribuam para a realização dos objetivos da UE, tanto dentro como fora da UE
- Presidente: Werner Hoyer
- Conselho de Administração: composto por um membro de cada país da União Europeia, mais um da Comissão Europeia
- Criado em 1958
- Sede: Luxemburgo
- Sítio Internet: Banco Europeu de Investimento
O Banco Europeu de Investimento (BEI) é detido conjuntamente pelos países da UE. Os seus objetivos são:
- melhorar o potencial da Europa em termos de emprego e crescimento
- apoiar ações para atenuar as alterações climáticas
- promover as políticas europeias no exterior da UE
O que faz o BEI?
O BEI levanta dinheiro nos mercados de capitais e empresta-o em condições favoráveis a projetos que apoiem os objetivos da UE. Cerca de 90 % dos empréstimos são concedidos para investimentos dentro da UE. Nenhum do dinheiro emprestado pelo BEI provém do orçamento da UE.
O BEI disponibiliza 3 tipos principais de produtos e serviços:
- Empréstimos – cerca de 90 % do total das suas autorizações financeiras. O Banco empresta a clientes grandes e pequenos para apoiar o crescimento e o emprego e o seu apoio contribui frequentemente para atrair outros investidores.
- Financiamento misto («blending») - permite aos clientes combinar o financiamento do BEI com investimento adicional.
- Aconselhamento e apoio técnico para que o dinheiro seja utilizado da melhor forma.
Os empréstimos de valor superior a 25 milhões de euros são concedidos diretamente pelo BEI. Quando se trata de empréstimos mais pequenos, o BEI abre linhas de crédito para instituições financeiras que, por sua vez, emprestam o dinheiro aos interessados.
Composição
Todos os países da UE são acionistas no BEI. As decisões são tomadas pelos seguintes órgãos:
- o Conselho de Governadores, constituído por ministros (geralmente os ministros das Finanças) de todos os países da UE, define as linhas gerais da política de crédito
- o Conselho de Administração, presidido pelo Presidente do Banco, composto por 28 membros designados pelos Estados-Membros e um pela Comissão Europeia, aprova as operações de contração e concessão de empréstimos
- o Comité Executivo, que é o órgão executivo da Banco e assegura a sua gestão corrente
A Comissão de Auditoria verifica se as operações do BEI são conduzidas de forma correta.
Os serviços do Banco executam as decisões de gestão.
Como funciona o BEI?
O BEI toma as suas decisões de contração e concessão de empréstimos em função dos méritos dos projetos e das oportunidades oferecidas pelos mercados financeiros. Dentro da UE , o BEI tem prioridades de empréstimo específicas . Fora da UE , apoia as políticas da UE de desenvolvimento e cooperação em todo o mundo.
Enquanto organismo independente, o banco toma as suas próprias decisões em matéria de contração e concessão de empréstimos. O Banco coopera com as outras instituições da UE, em especial com a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e o Conselho da UE.
O BEI e o cidadão
Se gere uma empresa ou trabalha no setor público e tem um projeto que pode contribuir para a realização dos objetivos políticos da UE, poderá ser elegível para um empréstimo do BEI. Para se candidatar a um empréstimo , contacte o BEI por correio eletrónico, preencha um formulário em linha ou dirija-se aos seus serviços , disponibilizando informações suficientes que permitam ao Banco avaliar se o seu projeto satisfaz os objetivos da concessão de empréstimos pelo BEI e se tem um plano de negócios bem preparado.

Fundo Europeu de Investimento (FEI)
O BEI é o acionista maioritário do Fundo Europeu de Investimento (FEI), que financia os investimentos em pequenas e médias empresas (PME), disponibilizando capital de risco e outros instrumentos de financiamento de risco. São igualmente acionistas do FEI a Comissão Europeia e instituições financeiras de toda a Europa. Criado em 1994, o Fundo está presente em todos os países da UE, nos países em via de adesão à UE, no Liechtenstein e na Noruega.
Os produtos do FEI incluem:
- capital de risco e microfinanciamento para PME, em especial empresas novas e inovadoras
- garantias para instituições financeiras para cobrir empréstimos a PME
- assistência aos países da UE e aos países em vias de adesão à UE para que desenvolvam os seus mercados de capital de risco
Se é um empresário à procura de financiamento, contacte os intermediários do FEI no seu país para ver se pode beneficiar dos seus empréstimos e fundos de capital de risco.