Altiero Spinelli foi um dos autores do Manifesto de Ventotene, um dos primeiros documentos em prol da criação de uma Europa unida e de uma Constituição Europeia. Juntamente com outros presos políticos, redigiu o manifesto durante a sua detenção pelo regime fascista italiano na ilha de Ventotene.
Vida e carreira
No final da Segunda Guerra Mundial, Spinelli fundou o Movimento Federalista em Itália. Até ao fim da década de 1940 e durante a década de 1950, foi um defensor acérrimo da causa federalista de uma Europa unida. Nos anos 60, Spinelli, na qualidade de consultor governamental e investigador, criou o Instituto de Assuntos Internacionais em Roma. Foi membro da Comissão Europeia de 1970 a 1976 e, em 1979, foi eleito deputado ao Parlamento Europeu.
Uma visão para a Europa
Em 1980, juntamente com outros deputados do Parlamento Federado, fundou o «Clube do Crocodilo», cujos membros apresentaram uma proposta para que o Parlamento elaborasse uma proposta de um novo tratado da União Europeia. Em 14 de fevereiro de 1984, o Parlamento Europeu votou a favor desta proposta por esmagadora maioria e aprovou o «Projeto de Tratado que institui a União Europeia», também chamado «Plano Spinelli».
Altiero Spinelli discursando em 8 de julho de 1981, em Estrasburgo
Altiero Spinelli discursando em 8 de julho de 1981, em Estrasburgo
Acima de tudo, temos de continuar a aumentar o nível geral de participação do Parlamento. É por este motivo que solicitamos a criação de uma nova comissão parlamentar que, independentemente de como se venha a chamar, se concentre exclusivamente neste tema. Posteriormente, esta comissão viria a elaborar relatórios intercalares, instando o Parlamento a escolher entre as várias opções apresentadas e a construir um consenso tão amplo quanto possível através de um debate aberto. O objetivo seria a adoção de um projeto de reforma, com todos os cidadãos plenamente conscientes da sua importância e das suas implicações.
Publicações
Mais informações sobre a vida, o trabalho e a contribuição de Altiero Spinelli para o projeto europeu