Skip to main content

A história da União Europeia de 2020 até hoje

Janeiro de 2020 — Resposta comum da UE à COVID-19

A pandemia de COVID-19 desencadeia uma grande emergência de saúde pública e um abrandamento da atividade económica. A UE e os seus países membros trabalham em conjunto para apoiar os sistemas de saúde, conter a propagação do vírus e garantir vacinas para as pessoas dentro e fora da UE. Os dirigentes da UE chegam a acordo sobre o maior pacote de estímulo alguma vez financiado pelo orçamento da UE, com destaque para uma recuperação ecológica e digital, à medida que a UE trabalha para alcançar a neutralidade climática até 2050.

31 de janeiro de 2020 — O Reino Unido sai da UE

O Reino Unido sai da União Europeia 47 anos depois de ter aderido, abrindo um novo capítulo na sua relação com a UE.

Relações com o Reino Unido

Abril de 2021 — Lançamento da Conferência sobre o Futuro da Europa

A UE lançou, em 2021, a Conferência sobre o Futuro da Europa, que teve a duração de um ano. O exercício inédito de democracia participativa oferece aos cidadãos da UE uma oportunidade única para se pronunciarem e ajudarem a moldar o futuro da UE. 

Fevereiro de 2022 — A Rússia invade a Ucrânia

A UE e os seus parceiros internacionais condenam firmemente a guerra de agressão não provocada e injustificada perpetrada pela Rússia. A UE adota um conjunto de sanções severas contra a Rússia e presta assistência financeira, humanitária, militar e de outros tipos à Ucrânia.