Skip to main content
European Union

Helmut Kohl e François Mitterrand: artesãos da reconciliação

A unidade alemã e a unificação europeia são duas faces da mesma moeda.

Helmut Kohl

A França é a nossa pátria, a Europa é o nosso futuro.

François Mitterrand

Vida e papel na história

Chanceler durante 16 anos, Kohl foi quem ocupou esse cargo durante mais tempo no século XX. De igual modo, Mitterrand foi presidente da França durante 14 anos, a presidência mais longa da história da França. François Mitterrand e Helmut Kohl faleceram em 1996 e 2017 respetivamente, depois de décadas ao serviço dos respetivos países e da Europa.

President Mitterrand and Chancellor Kohl standing hand in hand in front of a memorial wreath at the Douaumont Ossuary, Verdun in 1984.
President Mitterrand and Chancellor Kohl standing hand in hand in front of a memorial wreath at the Douaumont Ossuary, Verdun in 1984.

O Presidente Mitterrand e o Chanceler Kohl de mãos dadas frente a uma coroa de flores, no ossuário de Douaumont, Verdun, 1984

Uma visão para a Europa

Kohl e Mitterrand esforçaram-se arduamente para reforçar a relação pós-guerra entre a França e a Alemanha e sublinharam a importância da paz entre as suas nações, prosseguindo simultaneamente a integração europeia. A fotografia dos dois dirigentes de mãos dadas numa cerimónia em 22 de setembro de 1984, por ocasião do 70.º aniversário do início da Primeira Guerra Mundial, é uma imagem icónica e comovente que foi primeira página nos meios de comunicação internacionais. Esta imagem simboliza o longo caminho percorrido pela França, a Alemanha e a Europa desde o final da Segunda Guerra Mundial.

Em 1988, em reconhecimento pelo seu trabalho em prol das relações franco-alemãs, recebem conjuntamente o Prémio Carlos Magno, que distingue serviços prestados à causa da unificação europeia.

Publicações

Mais informações sobre a vida, o trabalho e a contribuição de Helmut Kohl e François Mitterrand para o projeto europeu