Ir para o conteúdo principal

Melina Mercouri: atriz, antifascista e paladina da cultura

Vida e papel histórico

Já célebre como atriz de teatro na Grécia, Melina Mercouri tornou-se uma estrela de cinema internacional graças ao papel que protagonizou no filme «Nunca aos domingos». Após o golpe de Estado de 1967, assumiu um papel político ativo e passou anos a fazer campanha por todo o mundo contra a ditadura dos coronéis na Grécia. Após o restabelecimento da democracia, em 1974, regressou ao país e iniciou a sua carreira política, tornando-se a ministra da Cultura que mais tempo desempenhou o cargo, destacando-se na defesa da cultura grega e europeia, nomeadamente com o lançamento da iniciativa da Capital Europeia da Cultura.

uma visão para a Europa

Como ministra da Cultura grega, Mercouri organizou uma reunião com os ministros da Cultura dos outros nove Estados-Membros da UE durante a primeira Presidência grega do Conselho, em 1983.

Encorajou os demais ministros a associarem-se aos seus esforços para dar maior relevo à cultural em toda a Europa. Esta foi a primeira das reuniões periódicas de ministros da Cultura europeus, que continuam a realizar-se na atualidade.

Melina Mercouri talks to the press
Melina Mercouri talks to the press ahead of the launch of the first European Capital of Culture in Athens, 1985.
Melina Mercouri Foundation

Melina Mercouri fala com a imprensa antes do lançamento da primeira Capital Europeia da Cultura em Atenas, 1985.

 

Publicações

Mais informações sobre a vida, o trabalho e a contribuição de Melina Mercouri para o projeto europeu

Informações adicionais