Skip to main content
European Union

Nilde Iotti: defensora do sufrágio universal e uma das fundadoras da República Italiana

Temos de tornar os ritmos de trabalho, das cidades e da vida mais humanos. Temos de trazer a experiência do quotidiano e as pequenas coisas da vida para a vida política, obrigando todos, desde políticos, ministros, economistas a administradores locais, a aceitar de uma vez por todas a realidade concreta da vida das mulheres.

Nilde Iotti

Vida e carreira

Quando terminou a Segunda Guerra Mundial, Nilde Iotti tornou-se uma das principais organizadores da União das Mulheres Italianas, sob a égide do PCI. Quando as mulheres conquistaram o direito de voto em 1945, Nilde Iotti beneficiou de um apoio considerável junto do eleitorado feminino e, em 1946, foi eleita para a assembleia constituinte, onde foi responsável pela redação da nova Constituição republicana.

Nilde Iotti lutou arduamente pelos direitos das mulheres ao longo da sua carreira política, apoiando e promovendo com êxito a introdução de leis sobre o divórcio e o aborto em Itália, dois temas prioritários da luta das mulheres.

Uma visão para a Europa

Nilde Iotti tornou-se membro do Parlamento Europeu em 1969. A sua prioridade enquanto deputada ao Parlamento Europeu consistia em realizar eleições abertas para o Parlamento Europeu, nas quais os cidadãos europeus elegeriam diretamente os seus representantes. Nilde Iotti acreditava que a eleição pelos cidadãos reforçaria o mandato do Parlamento e lhe daria a credibilidade necessária para agir em nome dos povos.

O trabalho de Nilde Iotti e dos seus colegas foi recompensado com a realização das primeiras eleições diretas para o Parlamento Europeu em 1979. Pouco tempo depois, põe termo à sua associação de dez anos com o Parlamento Europeu, período durante o qual também desempenhou funções na Comissão dos Assuntos Externos desta instituição. Em 1997, foi eleita vice-presidente do Conselho da Europa, a organização dos direitos humanos que conta com 47 países membros.

Nilde Iotti during the European Parliament presidential election in 1979

Nilde Iotti durante as eleições presidenciais do Parlamento Europeu em 1979.

Publicações

Mais sobre a vida, o trabalho e a contribuição de Nilde Iotti para o projeto europeu

Informações adicionais