Após mais de três anos, em 5 de maio de 2023, a Organização Mundial da Saúde declarou que a COVID-19 tinha deixado de ser uma emergência sanitária mundial.
A pandemia de COVID-19 teve um forte impacto nas pessoas, na nossa sociedade e na nossa economia, mas a UE conseguiu superá-la graças à nossa cooperação, determinação, resistência, ciência e inovação.
A UE mobilizou todos os meios à sua disposição para ajudar os países da UE a articular as respostas nacionais, o que também incluiu a disponibilização de informações objetivas sobre a propagação do vírus e sobre os esforços eficazes para o conter, bem como sobre as medidas tomadas para reparar os danos económicos e sociais causados pela pandemia.
Em toda a UE, os gestos de solidariedade entre países, regiões e pessoas ajudaram a combater e superar a pandemia.
Para apoiar os que foram afetados economicamente pela pandemia, para impulsionar a recuperação europeia e para proteger e criar postos de trabalho, a Comissão Europeia apresentou um plano de recuperação da Europa assente no pleno aproveitamento do potencial do orçamento da UE.
A partir desta página, pode aceder a uma seleção de recursos sobre a COVID-19 publicados pelas instituições e pelos países da UE durante a pandemia.