Ir para o conteúdo principal

Como é adotado o orçamento da UE

Orçamento da UE

O orçamento da UE combina recursos a nível da UE e permite aos países da UE irem mais longe em conjunto do que se atuassem de modo isolado, por exemplo, através do financiamento de projetos de infraestruturas e de investigação.  

O orçamento da UE é principalmente utilizado para investimento e complementa os orçamentos nacionais. O seu principal objetivo é impulsionar o crescimento e a competitividade a um nível mais abrangente na UE. Só é utilizado quando é mais eficaz realizar iniciativas a nível da UE do que a nível local, regional ou nacional.  

Financia projetos e atividades centrados em

  • desenvolver as zonas rurais e as regiões menos desenvolvidas 
  • proteger o ambiente 
  • apoiar os programas da UE no domínio da educação e da investigação (por exemplo, Erasmus+ e Horizonte Europa) 
  • proteger as fronteiras externas da UE 
  • promover o desenvolvimento internacional  
  • promover os direitos humanos 

Alguns exemplos do que faz o orçamento da UE 

Atualmente, os países da UE chegam a acordo sobre um orçamento de longo prazo que abrange vários anos. Neste contexto, todos os anos é elaborado e acordado um orçamento anual que atribui financiamento a projetos, programas e necessidades específicos, em conformidade com o orçamento de longo prazo. 

Orçamento de longo prazo

O orçamento de longo prazo – conhecido como quadro financeiro plurianual (QFP) – estabelece as prioridades e os limites em matéria de despesa para vários anos. Este orçamento fixa os montantes máximos anuais para as despesas da UE no seu conjunto e para as principais categorias de despesas. Ajuda também a UE a planear os seus programas de financiamento com vários anos de antecedência.  

O orçamento de longo prazo em vigor cobre o período de 2021 a 2027. É o resultado de negociações entre o Parlamento Europeu e o Conselho com base numa proposta da Comissão. 

Este orçamento de longo prazo, em conjunto com o fundo de recuperação pós-COVID NextGenerationEU, ascende a cerca de 2 biliões de EUR a preços correntes. 

Como é negociado e adotado o orçamento de longo prazo

Se necessário, o orçamento de longo prazo pode ser revisto durante a sua vigência, caso surjam desafios inesperados e sem precedentes.

Foi o caso, por exemplo, do orçamento para 2021-27, na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia, da inflação e das taxas de juro elevadas, assim como dos desafios relacionados com a migração. Consequentemente, a Comissão propôs uma revisão do orçamento em 2023 e o Conselho adotou-a após a aprovação do Parlamento em 2024.

Calendário das negociações do QFP para 2021-27

Orçamento anual

Todos os anos, é negociado e adotado um novo orçamento anual. O orçamento estabelece as despesas e as receitas para o exercício, dentro dos montantes acordados no orçamento de longo prazo. 

A Comissão apresenta um projeto de orçamento que é, em seguida, negociado e aprovado pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho. A Comissão é responsável pela execução do orçamento.

Em função do tipo de financiamento em causa, o orçamento da UE pode ser gerido

  • conjuntamente pela Comissão e pelas autoridades nacionais 
  • diretamente pela Comissão 
  • indiretamente por outras autoridades dentro ou fora da UE  

Os países da UE e a Comissão partilham a responsabilidade da execução de cerca de metade do orçamento. 

Como é negociado e adotado o orçamento anual 

O orçamento anual da UE é decidido conjuntamente pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho. É elaborado e negociado no ano anterior à sua execução. 

Tal como o orçamento de longo prazo, o orçamento anual pode ser alterado em resposta a circunstâncias inesperadas ou a novas informações que não estavam disponíveis aquando da apresentação da proposta da Comissão.  

Esta alteração pode assumir a forma de uma «carta retificativa» (se o orçamento não tiver sido adotado) ou de um orçamento retificativo (durante a execução). Obedecem às mesmas regras que o orçamento de longo prazo. 

Calendário das negociações do orçamento anual 

Mais informações sobre a elaboração do orçamento anual 

Mais informações sobre o orçamento anual da UE