Ir para o conteúdo principal

História da União Europeia 2010-19

Uma década de desafios

A crise económica mundial tem repercussões profundas na Europa. Em 2012, a União Europeia recebe o Prémio Nobel da Paz. As convulsões e guerras que grassam em vários países levam muita gente a abandonar as suas casas e a procurar refúgio na Europa. A UE vê-se perante o desafio de encontrar formas de cuidar dessas pessoas, garantir o seu bem-estar e respeitar os direitos humanos. As alterações climáticas continuam a ser a prioridade e os dirigentes chegam a acordo para reduzir as emissões nocivas para o ambiente. Em 2013, a Croácia torna-se o 28.º Estado-Membro da UE. Por seu lado, num referendo realizado em 2016, o Reino Unido vota a favor da saída da UE.

2010 — a Europa enfrenta a crise financeira

Na sequência da crise económica, que teve início em 2008, vários países são confrontados com problemas nas suas finanças públicas. Os 16 países da UE que usam o euro apoiam um plano para os ajudar a lidar com os seus défices. A UE ajuda a vários países de enfrentar as suas dificuldades e cria a «União Bancária» para garantir bancos mais seguros e mais fiáveis.

10 de dezembro de 2012 — atribuição do Prémio Nobel da Paz à UE

A União Europeia recebe, em Oslo, o Prémio Nobel da Paz. O prémio reconhece o contributo da UE durante seis décadas para a promoção da paz e da reconciliação, da democracia e dos direitos humanos.

1 de julho de 2013 — a Croácia torna-se o 28.º membro da UE

A Croácia adere à UE, tornando-se o 28.º Estado-Membro.

Lista de todos os países da UE e respetiva data de adesão

* Esta designação não prejudica as posições relativas ao estatuto e está conforme com a Resolução 1244/99 do CSNU e com o parecer do TIJ sobre a declaração de independência do Kosovo.

A partir de novembro de 2015 a Europa é vítima de ataques terroristas

Várias cidades europeias, incluindo Paris, Bruxelas, Nice, Berlim, Londres e Barcelona, são alvo de ataques terroristas. A União Europeia e os seus Estados-Membros tomam medidas para dar resposta a todos os aspetos da ameaça terrorista.

12 de dezembro de 2015 — acordo de Paris sobre as alterações climáticas

Na conferência da ONU que decorreu em Paris e onde a UE desempenhou um papel fundamental, 195 países celebram um novo acordo para fazer face às alterações climáticas. O acordo inclui um plano de ação para manter o aquecimento global muito abaixo dos 2°C em relação aos níveis pré-industriais.

Dezembro de 2015 — mais de um milhão de pessoas procuram asilo na Europa

No fim de 2015, tinham chegado à Europa mais de um milhão de requerentes de asilo, muitos dos quais fugidos à guerra civil na Síria e a precisar de proteção internacional. Os dirigentes da UE intensificam esforços para reforçar os controlos nas fronteiras externas e reduzir o número de requerentes de asilo através da cooperação com países vizinhos, como a Turquia.

23 de junho de 2016 — Reino Unido vota para sair da UE

Num referendo realizado em junho de 2016, 52 % dos eleitores no Reino Unido votam a favor da saída do Reino Unido da União Europeia após mais de 40 anos como membro. O Reino Unido sai em 31 de janeiro de 2020.

Relações com o Reino Unido

Dezembro de 2019 — rumo a uma Europa com impacto neutro no clima

A preocupação do público com a crise climática aumenta, impulsionada por um movimento jovem internacional crescente e ativo. Uma nova Comissão toma posse com firmeza na perspetiva de tornar a Europa um espaço com impacto neutro no clima até 2050, através de uma nova estratégia de crescimento, o Pacto Ecológico Europeu.