O político italiano Alcide De Gasperi foi responsável pela reconstrução do seu país após a Segunda Guerra Mundial e assumiu um papel de relevo na integração da Europa pós-guerra.
Vida e carreira
De Gasperi exerceu as funções de primeiro-ministro italiano entre 1945 e 1953, período durante o qual a democracia foi consolidada em Itália e teve lugar a reconstrução económica.
Gasperi tinha uma visão ampla e considerava que a cooperação internacional constituía a base para a paz. Foi o homem por trás da participação de Itália no Plano Marshall norte-americano e da sua adesão à NATO. A sua liderança criou laços fortes entre a Itália e os Estados Unidos, um feito notável uma vez que na altura a Itália tinha um dos maiores partidos comunistas da Europa Ocidental.
Uma visão para a Europa
Desde o final da guerra que De Gasperi militava ativamente pela unidade europeia, convicto de que seria a única forma de prevenir conflitos futuros. Tinha a visão clara de uma Europa unida que não substituiria os Estados individuais, mas que promoveria a complementaridade, a assistência e a cooperação mútuas.
Em última análise, o trabalho de Gasperi ajudou a criar a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), que efetivamente impediu as nações europeias de se guerrearem.
Discurso de Alcide De Gasperi no dia 12 de janeiro de 1951 em Estrasburgo
Intervenção de Alcide De Gasperi em Estrasburgo, a 12 de janeiro de 1951
Se nos limitarmos a criar administrações comuns sem que haja uma vontade política superior que se consubstancie num organismo central, no qual as vontades nacionais se confrontem, definam e reúnam numa síntese superior, corremos o risco de que, quando comparada às vitalidades nacionais, esta atividade europeia pareça anémica e desprovida de ideal. A dada altura, poderá mesmo ser vista como uma estrutura supérflua e, quem sabe, opressiva, tal como o Santo Império Romano num determinado período do seu declínio.
Publicações
Mais informações sobre a vida, o trabalho e a contribuição de Alcide De Gasperi para o projeto europeu