Skip to main content
European Union

Alcide De Gasperi: um mediador inspirado em defesa da democracia e da liberdade na Europa

O futuro não será construído através da força, nem do desejo de conquista, mas sim mediante a aplicação paciente do método democrático, o espírito construtivo da concórdia e o respeito pela liberdade

Alcide De Gasperi

Vida e carreira

De Gasperi exerceu as funções de primeiro-ministro italiano entre 1945 e 1953, período durante o qual a democracia foi consolidada em Itália e teve lugar a reconstrução económica.

Gasperi tinha uma visão ampla e considerava que a cooperação internacional constituía a base para a paz. Foi o homem por trás da participação de Itália no Plano Marshall norte-americano e da sua adesão à NATO. A sua liderança criou laços fortes entre a Itália e os Estados Unidos, um feito notável uma vez que na altura a Itália tinha um dos maiores partidos comunistas da Europa Ocidental.

Uma visão para a Europa

Desde o final da guerra que De Gasperi militava ativamente pela unidade europeia, convicto de que seria a única forma de prevenir conflitos futuros. Tinha a visão clara de uma Europa unida que não substituiria os Estados individuais, mas que promoveria a complementaridade, a assistência e a cooperação mútuas.

Em última análise, o trabalho de Gasperi ajudou a criar a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), que efetivamente impediu as nações europeias de se guerrearem.

Discurso de Alcide De Gasperi no dia 12 de janeiro de 1951 em Estrasburgo

Publicações

Mais informações sobre a vida, o trabalho e a contribuição de Alcide De Gasperi para o projeto europeu

Informações adicionais