Ir para o conteúdo principal

Ajuda Humanitária e Proteção Civil

Os valores humanitários europeus em ação

A União Europeia presta assistência em função das necessidades a países e populações, tanto na Europa como no estrangeiro, em caso de grandes catástrofes ou emergências humanitárias.

Em conjunto, os países da UE estão entre os principais doadores mundiais de ajuda humanitária, apoiando anualmente milhões de pessoas em todo o mundo. Esta ajuda representa 1 % do orçamento anual total da UE, ou seja, cerca de quatro euros por cidadão europeu.

A ação humanitária da UE orienta-se pelos princípios de humanidade, neutralidade, imparcialidade e independência, consagrados no Consenso Europeu em matéria de Ajuda Humanitária.

Através da sua ajuda humanitária, a UE presta assistência às populações mais vulneráveis, fornecendo-lhes: 

- alimentos e nutrição
- abrigo
- cuidados de saúde
- água e saneamento
- educação em situações de emergência

A vasta rede de peritos humanitários da Comissão Europeia presente em mais de 40 países em todo o mundo permite acompanhar de perto as situações de crise e as operações de socorro.

A ajuda é canalizada através de mais de 200 organizações e entidades internacionais e locais parceiras.

Resposta a crises e emergências em todo o mundo

Através do seu mecanismo de proteção civil, a UE, juntamente com vários outros países europeus, desempenha um papel fundamental na coordenação da resposta às crises na Europa e no resto do mundo. 

As crises e emergências em curso são monitorizadas 24 horas por dia pelo Centro de Coordenação de Resposta de Emergência. Os países participantes no Mecanismo de Proteção Civil da UE também cooperam na avaliação dos riscos, bem como na prevenção, preparação e planeamento em caso de catástrofes.

A ajuda de emergência pode assumir formas diferentes, desde a disponibilização de alimentos, abrigo e equipamento, à avaliação e coordenação por peritos enviados para o terreno, passando pelo destacamento de equipas especializadas. 

A UE dispõe ainda da sua própria reserva de capacidades europeias de resposta a situações de emergência, denominada «rescEU». A reserva rescEU inclui:

- uma frota de aviões e helicópteros de combate a incêndios
- aviões de evacuação médica
- uma reserva de produtos médicos e hospitais de campanha
- abrigos e equipamentos de transporte e logística
- sistemas de aprovisionamento energético
- reservas para resposta a riscos químicos, biológicos, radiológicos e nucleares (QBRN)

A rescEU é financiada a 100 % pela União Europeia, incluindo as despesas de aquisição, funcionamento e manutenção.

Galeria de vídeos