Skip to main content

Ajuda humanitária e proteção civil

Os valores humanitários europeus em ação

A União Europeia presta assistência a países e populações, tanto na Europa como no estrangeiro, em caso de grandes catástrofes ou emergências humanitárias.

Em conjunto, os países da UE são o principal doador mundial de ajuda humanitária, apoiando anualmente milhões de pessoas em todo o mundo. Esta ajuda representa 1 % do orçamento anual total da UE, ou seja, cerca de quatro euros por cidadão europeu.

A ação da UE é orientada pelos princípios da humanidade, neutralidade, imparcialidade e independência. A ajuda é canalizada através de mais de 200 organizações e entidades internacionais e locais parceiras e apoiada por milhares de voluntários europeus.

Qualquer cidadão europeu ou residente de longa duração num país da UE pode participar num programa de voluntários para a ajuda da UE.

Através do seu mecanismo de proteção civil, a UE, juntamente com vários outros países europeus, desempenha um papel fundamental na coordenação das respostas às crises na Europa e no resto do mundo. As crises em curso e potenciais são monitorizadas em permanência e os países participantes também cooperam na avaliação dos riscos, bem como na prevenção, preparação e planeamento em caso de catástrofes.

A ajuda de emergência pode assumir formas diferentes, desde a disponibilização de alimentos, abrigo e equipamento à avaliação e coordenação por peritos enviados para o terreno, passando pelo destacamento de equipas especializadas. Para que a UE possa dar uma resposta rápida em todo o mundo, os países participantes disponibilizam equipamento, equipas de socorro e peritos prontos para intervir.

Notícias

5 agosto 2022
European Commission Press release Brussels, 08 Aug 2022 As of today, the EU has successfully coordinated 1,000 medical evacuations of Ukrainian patients via its Civil Protection Mechanism to provide them with specialised healthcare in hospitals across Europe.

Galeria de vídeos