Skip to main content
European Union

Nicole Fontaine: política e educadora

Uma das principais características desta nova consciência coletiva europeia é uma visão ética da União. Hoje é vital que a Europa deixe de ser apenas um poder económico.

Nicole Fontaine

Vida e carreira

Desde o início da sua carreira parlamentar na França, seu país natal, Nicole Fontaine trabalhou em prol de uma Europa dos Cidadãos, concentrando-se em projetos de educação da juventude e no reconhecimento mútuo das qualificações académicas, bem como nos direitos das mulheres e na igualdade de género.

Ocupou o cargo de vice-presidente do Parlamento Europeu por duas vezes, de 1989 a 1994 e de 1994 a 1999, mediando acordos entre o Parlamento Europeu e os Estados-Membros sobre legislação fundamental, incluindo dois programas europeus para a juventude (Sócrates e Juventude para a Europa).

Uma visão para a Europa

Em outubro de 1999, no seu discurso de tomada de posse perante o Conselho Europeu de Tampere, na Finlândia, Nicole Fontaine sublinhou a importância de ter em conta as preocupações quotidianas dos cidadãos, defendendo uma «abordagem ambiciosa destinada a dotar a União de uma carta dos direitos fundamentais». Em dezembro de 2000, assinou a Carta dos Direitos Fundamentais em nome do Parlamento Europeu.

Principais momentos da carreira de Nicole Fontaine no Parlamento Europeu.

(Este documento no está disponible en su lengua.)

Publicações

Mais sobre a vida, o trabalho e a contribuição de Nicole Fontaine para o projeto europeu

Informações adicionais