Ir para o conteúdo principal

Factos e números sobre a estrutura da União Europeia

Países da União Europeia

Em 1951, seis países (Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos) fundaram a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço. Em 1958, passou a chamar-se Comunidade Económica Europeia (CEE) e, em 1993, adotou o nome de União Europeia.

Ao longo dos anos, juntaram-se mais 22 países ao grupo inicial de seis países.

Em 1 de fevereiro de 2020, o Reino Unido saiu da UE.

A UE tem, atualmente, 27 Estados-Membros e 24 línguas oficiais.

Breve apresentação dos Estados-Membros da UE

Mapas geográficos históricos e atuais

 

Países que adotaram o euro

O euro é a moeda oficial de 20 países da UE. Estes países são conhecidos como a área do euro.

Que países usam o euro?

 

Membros do espaço Schengen

Desde 1985, o espaço Schengen permite que pessoas e empresas viajem e operem sem estarem sujeitos a controlos de fronteiras. Teve início em junho de 1985 com cinco países. Atualmente, abrange 25 países da UE e quatro países terceiros.

Os países do espaço Schengen também reforçaram a segurança nas suas fronteiras externas comuns.

Orçamento e despesas da UE

O orçamento da UE é financiado, entre outras fontes de rendimento, por uma percentagem do rendimento nacional bruto de cada Estado-Membro. Os países da UE decidem o montante deste orçamento e a forma como é financiado.

Os «recursos próprios» (tais como impostos, taxas, IVA e contribuições nacionais) representam cerca de 98 % do orçamento da UE. Os restantes 2 % das receitas orçamentais provêm de outras fontes.

O orçamento de longo prazo define as prioridades e limites de despesa da UE a longo prazo. Financia domínios como a promoção do emprego, o desenvolvimento regional, a educação, a investigação e o ambiente. É decidido em conjunto pela Comissão Europeia, pelo Conselho e pelo Parlamento. A Comissão Europeia é responsável pela execução deste orçamento.

Orçamento de longo prazo da UE

Orçamento de longo prazo da UE para 2021-2027 e NextGenerationEU

Membros do Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu é composto por 720 deputados eleitos nos 27 países da UE. Os deputados ao Parlamento Europeu são eleitos por um mandato de cinco anos. As eleições são realizadas por representação proporcional e a repartição de lugares tem por base a população de cada país. O Parlamento Europeu realiza as suas reuniões das comissões em Bruxelas e as suas sessões plenárias em Bruxelas e Estrasburgo. A administração do Parlamento está situada no Luxemburgo. O Parlamento envia igualmente delegações a regiões fora da UE.

Procurar deputados ao Parlamento Europeu por país

Distribuição de lugares por país

Distribuição de lugares por grupo político

Mapa interativo

Em 30 de dezembro de 2023, o Conselho da União Europeia acordou em suprimir os controlos nas fronteiras internas aéreas e marítimas com a Bulgária e a Roménia. Ambos os Estados-Membros aplicam integralmente o acervo de Schengen desde 31 de março de 2024; a partir dessa data, foram suprimidos os controlos nas fronteiras internas aéreas e marítimas. Na sequência desta primeira etapa, o Conselho deverá tomar uma nova decisão no sentido de estabelecer uma data para a supressão dos controlos nas fronteiras terrestres internas. 

Kosovo*: Esta designação não prejudica as posições relativas ao estatuto e está conforme com a Resolução 1244/99 do CSNU e o parecer do TIJ sobre a declaração de independência do Kosovo.