Ir para o conteúdo principal

Europe Direct – a resposta às suas perguntas sobre a UE

Como arranjar emprego noutro país europeu? O meu voo foi cancelado. Quais são os meus direitos? A que tipo de subsídios da UE se pode candidatar a minha organização? É seguro fazer compras pela Internet noutro país da UE? Existem regras da UE que garantam a qualidade dos alimentos?

Estas são algumas das perguntas mais frequentes sobre a UE. Nós podemos responder-lhes.

O que fazemos

O Centro de Contacto Europe Direct é gerido pela Comissão Europeia. Respondemos a todas as perguntas do público sobre a União Europeia, por telefone ou correio eletrónico. Entre os nossos colaboradores, há falantes nativos das 24 línguas oficiais da UE, bem como do ucraniano e do russo.

Podemos

  • responder imediatamente às perguntas de caráter geral sobre a UE,
  • ajudá-lo a navegar nas páginas Web das instituições da UE,
  • procurar informações especializadas e, se necessário, colocar a pergunta a um perito da Comissão Europeia em seu nome,
  • dar-lhe os contactos das melhores fontes para obter mais informações e conselhos,
  • fornecer-lhe informações factualmente corretas e atualizadas, no âmbito da nossa missão de serviço público. embora as nossas respostas nunca sejam juridicamente vinculativas

O que não podemos fazer

O serviço Europe Direct não pode:

  • registar ou transmitir queixas/problemas (mas podemos indicar-lhe quem deve contactar)
  • comentar as políticas europeias
  • dar conselhos jurídicos ou interpretar a legislação europeia
  • tratar de assuntos que não sejam da competência da UE
  • ajudá-lo a divulgar as suas opiniões políticas sobre os assuntos europeus No entanto, pode apresentar observações sobre propostas específicas da UE neste sítio Web ou seguir-nos e fazer comentários nas redes sociais. Também pode influenciar a política da UE através do debate político público com os seus representantes eleitos a nível nacional e europeu.

Como utilizar o Europe Direct

Os nossos serviços são gratuitos. Pode ligar-nos de qualquer parte da UE para o 00 800 6 7 8 9 10 11. São raros os casos de operadores de telecomunicações que não autorizam as chamadas para este número ou cobram essas chamadas. É por esta razão que também nos pode contactar através de números nacionais em cada país.

Pode escrever-nos e telefonar-nos a partir de qualquer parte do mundo. Se nos ligar de fora da UE, paga a chamada à tarifa normal da rede. Também nos pode telefonar pela Internet.

Fora do nosso horário de funcionamento – dias úteis entre as 9h00 e as 18h00 (hora de Bruxelas) – pode deixar uma mensagem ou pedir para que o contactemos utilizando este formulário.

Regra geral, respondemos às perguntas por escrito no prazo de três dias, mas podemos demorar mais tempo a responder a perguntas especialmente complexas. Em média, atendemos os telefonemas em 15 segundos.

Your Europe

O portal Your Europe dá-lhe mais informações sobre os seus direitos práticos ao abrigo da legislação da UE e, em alguns casos, pode prestar-lhe aconselhamento jurídico sobre como os fazer valer.